Itens para lancheiras – Parte III: potes e vasilhas.

1

Os potes ou vasilhas utilizados para os lanches escolares, além de darem um toque especial, também facilitam e comportam melhor cada tipo de lanche. Como é uma pergunta frequente entre as seguidoras, eu e a Carol da página Lanchinhos montamos outro post sobre Itens para lancheiras – parte III: potes e vasilhas.

Eu e a Carol costumamos escolher os potinhos de acordo com o tipo de lanche (salgado, doce, fruta, mais seco ou mais molhado) e seu tamanho. Assim, eles podem ser: sem divisórias, com divisórias ou térmicos.

Seu filho se alimenta mal? Você quer mudar isto? INSCREVA-SE para o 1º Workshop ABC do Lanche Criativo idealizado por mim e pela Carolina Godinho da página Lanchinhos e veja como os lanches criativos podem te ajudar! Uma oportunidade única de tirar dúvidas com a gente, com a nutri Karine Durães e a Psico Monica Pessanha.

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

Potes sem divisórias – itens para lancheiras

Os potes sem divisórias são mais fáceis de serem encontrados. Qualquer loja de utilidade doméstica tem vários modelos e tamanhos. Podemos optar por usar os potinhos pequenos, cada um com um alimento, ou potes maiores com tudo dentro.

bentos coloridasPote sem divisória 4potes tupperware

Os potinhos que encaixam dentro um do outro são ótimos, pois podemos colocar algum alimento mais seco como pães, bolos, biscoitos, entre outros, no mesmo pote que uma fruta cortada. Assim, o líquido das frutas não vazam para o outro alimento. Ótimos itens para lancheiras.

Nesse caso, você pode testar os potes que tem em casa mesmo e ver se não cabem dentro de outros, como esses das imagens. São potes independentes que testamos e couberam.

Pote sem divisória 3Pote que encaixa dentro

Os potes maiores  podem ser utilizados de três formas: com outro potinho menor que encaixe dentro, com forminhas dividindo ou para alimentos mais secos.

Quando são alimentos que não vazam nenhum liquido, podemos utilizar forminhas de silicone como divisórias, e se sobrar espaço entre o alimento e a tampa, podemos passar um plástico filme para não desarrumar, nem derramar.

Pote sem divisória 2O plástico filme também é ótimo quando queremos colocar frutas nas forminhas de silicone ou potes sem tampa, pois, evitam que derrame as frutas e seu líquido. Veja que na imagem abaixo eu cobri a primeira vasilha para exemplificar e mostrar para vocês.

#DicaEtcEMae de hoje: nas vasilhas com divisórias, mas que não vedam, cobrir com papel film, como a primeira vasilha da imagem. Assim, a manga não chega com gosto de tomate, nem o tomate com gosto de manga...🙊😊E hoje as crianças levaram para o lanchinho da escola:✔️ tomates cereja;✔️ manga;✔️ cookies integrais da Jasmine sabor limão.Água acompanhou.Para espetar as frutas, palitinhos que a Carol do @lanchinhos nos mandou de presente. Estela levou garfinho para não se machucar.Ótima tarde a todos! 😘Potes com divisória – itens para lancheiras

Outro tipo de pote que é ótimo para ser utilizado nas lancheiras é com divisória e estes são os que as seguidoras mais perguntam onde achar. Então, vamos sugerir alguns potes e alguns sites.

Eles são práticos porque mandamos dois tipos de lanches num pote só (normalmente, o salgado e o doce), mas o importante é observar se vedam ou não, pois colocar um alimento com líquido, como frutas ou espiga de milho, de um lado, e um seco do outro, como pão, corre o risco do seco chegar na escola encharcado.

Podemos encontrar três modelos com divisórias: 1- com divisórias internas fixas e uma única tampa cobrindo tudo; 2- com potes internos, menores e removíveis, com uma única tampa; 3- com potes internos, menores, com tampas individuais em cada um e uma tampa maior que cubra todos.

pote redondo com divisoriapode com divisoria LockLockPote com divisória 3.jpg

O modelo 1 tem divisão interna e fixa, e a tampa encaixa bem na divisória do pote vedando quase tudo, mas se houver muito líquido (como espiga de milho, por exemplo, que sempre fica um caldo), ainda assim, vai vazar. Mas, é um modelo prático e com bom espaço, cabendo diversos alimentos dentro. A marca desse é Nitron e pode ser encontrado em várias lojas de variedades do tipo “Loja de 1 Real”. Na internet só localizamos na loja Real Atacado e na Lojas Bandeirantes. Apesar de estar indisponível, podem ter informações sobre o produto e ter idéia do valor.

O modelo 2 tem potinhos internos removíveis, mas sem tampa individual. São ótimos, mas não tem nenhuma vedação entre os potes internos. Assemelham-se aos que usamos sem divisórias e colocamos as forminhas pra dividir, pois neste modelo os líquidos podem vazar para as outras divisórias, sendo uma desvantagem do modelo, mas, lembrando, que  podemos “vedá-los” com plástico filme.

_____________________________________________________________________

No dia do Workshop ABC do lanche criativo, a Loja Lanchinhos estará expondo diversos potes e vasilhas para você conhecer, diferenciar e comprar!

_____________________________________________________________________

Esse do modelo e da foto abaixo é da marca Lock & Lock de 550ml. Eu tenho o de 350ml, mas são bem pequenos. Sugiro que comprem o de 550 ml. Estes modelos localizamos em duas lojas pela internet: Clica Sorocaba e UtilPlast, mas, se procurarem pela marca, acharão em outros lugares.

E as lancheiras de hoje foram assim: o kiwi que falei no post da manhã, morangos, bisnaga de padaria com requeijão para a Estela, pão francês com manteiga para o José Carlos e pão francês com requeijão e presunto para o Theo! Água acompanhou.😋😉O modelo 3 (vasilhas com divisórias que têm potinhos menores dentro com tampa individuais), na nossa opinião, é o melhor. Eu não consegui comprar nenhum ainda, mas a Carol usa bastante esse modelo da Sassy (terceiro modelo na foto acima e fotos abaixo).

Ele é um pote maior, com uma divisória interna e outro três potinhos menores com tampa que encaixam no pote maior. É ótimo pelos potinhos internos vedarem bem e não vazar nada do líquido e por ser usado com várias configurações.

Eu adoro e são ótimos itens para lancheiras.

Pote com divisória 2Pote com divisória 1

Infelizmente, é muito difícil achar no Brasil. Encontra-se como Kit Alimentação e quando encontramos, são bem caros. Seguem alguns modelos importados bem bacanas, para quem puder comprar ou trazer de fora. Embaixo de cada imagem, tem link com sugestão de lojas de onde podem ser encontrados ou que dão idéia de valor e modelo.

Kit alimentação AventKit alimentação Aventpode com divisoria skiphopeKit lanche infantil Skip Hoppote sassyKit alimentação Sassy

Pote térmico

Outro pote bem interessante é o térmico. A Carol gosta muito de utilizar para iogurtes, para manter mingaus quentinhos, ou para mandar frutas e não precisar colocar gelo na lancheira e gelar outro alimento que está acompanhando. Ela tem uma da Thermos e outro Thermos Foogo.

São importados e caros também, mas para quem quiser, localizamos as seguintes lojas no Brasil que vendem on line: Loja do Neném, Mercado do Bebê e Empório Argan.

Pote termico lanchinhos2Potes termicoPote termico lanchinhos

Esperamos ver bastante cor e variedade de potes e vasilhas nas lancheiras por aí!

E para ter onze capítulos totalmente voltados para o preparo das lancheiras escolares, com informações sobre alimentação funcional e orgânica, como ler os rótulos, entre outros, BAIXE AGORA meu e-book ABC da lancheira escolar – muito além do sabor, da diversão e na nutrição em uma única refeição e colabore com muitas crianças (30% da renda líquida obtida com sua venda será doada automaticamente para Associação Santa Terezinha).

Baixar Agora

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here