Como conservar frutas na lancheira

5

Vejam que bacana! Testamos, fotografamos e registramos para vocês como conservar frutas cortadas na lancheira das crianças.

Não percam os outros posts da série: cortadores, forminhas para cupcakes e muffins, potes e vasilhas e conservadores térmicos.Este é mais um post da série “Itens para lancheiras” e estamos na Parte V, posts escritos em parceria com a Carol da página Lanchinhos, e este com opções e exemplos práticos.

_____________________________________________________________________

Você sabia que o lanche escolar pode ser o momento ideal para seu filho experimentar coisas novas e lembrar que alguém – aquele que preparou um lanche lindo e divertido – o ama! Baixe já meu e-book e aprenda a fazer lanches saborosos, divertidos e nutritivos.

manual lanche infantil

_____________________________________________________________________

#1 Porque escurecem

Importante lembrar que o escurecimento das frutas não causa alteração nas propriedades dos alimentos num primeiro momento, alterando somente a aparência, e algumas frutas, especialmente as de polpa branca, como maçãs, peras e bananas, tendem a escurecer quando cortadas.

De acordo com uma reportagem da Revista Frontal isto ocorre devido a uma reação de oxidação de certos compostos existentes nas células destes alimentos com o oxigênio do ar. Ou seja, escurecem porque algumas enzimas e pigmentos presentes no interior das frutas, quando em contato com o oxigênio, mudam de cor.

O contato com metal e luz também ajudam no escurecimento, então, evitá-los, pode retardar o processo.

#2 Como evitar

Alterando algum dos fatores que faz com que escureçam, podemos evitar essa mudança na coloração, então, separamos algumas dicas práticas e que podem ser usadas no dia a dia, garantindo que nossos filhos comam as frutas com menor alteração possível.

  1. Gotejar limão: o ácido cítrico e o ácido ascórbico presentes no limão impedem a ação imediata dos polifenóis e retardam a oxidação;
  2. Mergulhar a fruta em água no suco de limão: ao mergulhar na água, já evitamos o contato com o oxigênio, mas para colocar na lancheira, temos que tirá-la da água, então, o contato com o limão protege por mais tempo, retardando a oxidação, como falamos acima;
  3. Cortar com faca de cerâmica: sempre falamos em nossos posts nas redes sociais do uso da faca de cerâmica que também ajuda a evitar a oxidação. Segundo uma reportagem da Folha de São Paulo elas são quimicamente neutras e por isso não oxidam, nem escurecem as frutas;
  4. Manter as partes da fruta “presas” entre elas: com utilização de um elástico ou envolta em plástico filme, encaixar as partes e prender, pois se o maior causador do escurecimento é o contato com o oxigênio, prendê-las pode impedir o contato com o ar (exemplo na imagem abaixo);
  5. Picar próximo ao horário de sair: vamos mostrar nas imagens abaixo que as frutas não escurecem tão rapidamente, então, preparar próximo ao horário da criança sair de casa, evitará que esteja escura na hora do lanche (veja abaixo em quanto tempo escurecem).

app educativo para crianças playkids

Veja na imagem abaixo do Blog Emagrecendo Receitas um exemplo de como prender com elástico, mas pode passar o filme plástico em volta também.

maçã presa elastico#3 Em quanto tempo escurecem

Encontramos essa imagem abaixo no texto Porque a maçã fica marrom quando cortada (tradução livre) que mostra que poucas horas (umas cinco) não são suficientes para fazer grande alteração na aparência das frutas.

frutas e tempo exposiçãoE nos testes que fizemos, percebemos que, mesmo seis horas depois, não importando qual meio utilizado, a fruta não tem alteração substancial na sua cor, então, a menos que você prepare as lancheiras muito tempo antes de serem consumidas, dificilmente seus filhos comerão as frutas muito escuras, exceto se a fruta já estiver muito madura quando for cortada.

Percebemos também que envolver no plástico filme parece ser a opção que menos afeta a coloração da fruta e você pode observar isto nos exemplos abaixo: frutas cortadas com facas de aço inoxidável e de cerâmica, deixadas expostas na claridade ou não.

teste conservação fruta 2teste conservação fruta 1

Abaixo, frutas cortadas com facas de aço inoxidável, mantidas no escuro, envolvida em plástico filme e em contato com o ar:

teste conservação fruta 8teste conservação fruta 7

Abaixo, frutas cortadas com faca de aço inoxidável envolvida no plástico filme,  com gotas de limão, e somente com gotas de limão, todas expostas à claridade.

teste conservação fruta 6teste conservação fruta 5teste conservação fruta 4Assim, nossa sugestão é evitar a claridade, usando vasilhas escuras quando mandarem frutas que escurecem com mais facilidade, e evitar o contato com o ar, embalando a fruta em plástico filme ou prendendo as partes cortadas entre elas.

ESTE POST TE AJUDOU? Deixe seu comentário pra gente!

Ainda tem dúvidas? O e-book vai te ajudar. Baixe agora!

Manual sobre lanche infantil com cardápios e receitas

 

5 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA