Como tratar assadura de bebê

4

Como DÓI ver nossos nossos pequenos sofrerem com assadura, né?! E para que este sofrimento, nosso e deles, passe rápido, veja as 6 dicas listadas abaixo que funcionaram muito bem aqui em casa e mostra como tratar assadura de bebê.

Não esqueça de deixar seu comentário ao final e compartilhar com as amigas mães que também precisam!

#1 Existe a melhor pomada de assadura?

Esta é a dúvida de muitas mães: se existe ou não a melhor pomada para prevenir ou tratar a assadura, mas a experiência de cada mãe (e cada bebê) é tão única que se torna uma pergunta difícil de responder!

Iniciei minha maternidade usando o creme preventivo Dermodex. Depois conheci a Hipoglós amêndoas, que simpatizei bastante e passei a usar. Mas, como meu primeiro filho nunca teve problemas de pele, nem assadura, era fácil gostar de todas as pomadas (dava preferência para aquelas que limpavam mais facilmente).

assadura de bebê dermodex

assadura de bebê hipoglos amêndoas

O meu filho do meio tem a pele mais sensível  e para algumas irritações de pele e assaduras, a que ajudou foi o creme da Weleda a base de calêndula. Ótima! Até no verão, aquelas bolinhas no corpo e pescoço, sumiam após usá-la.

Inclusive, no Blog Mamãe Virtual tem um post sobre diferentes formas de usar pomada assadura!

Mas, a minha caçulinha foi a que mais sofreu com assadura no bumbum desde bebezinha. Havia comprado no enxoval a pomada Desitin roxa, importada, indicada como tratamento e com ótimas referências de outras mães, mas também não resolveu o problema dela.

assadura de bebê calêndula weleda

assadura de bebê desitin roxa

assadura de bebê cetrilan

Conheci também o Creme Cetrilan da TheraSkin, maravilhoso, mas, sozinha, e sem descobrir a causa da assadura, não resolvia.

Foi aí que aprendi que, independente da pomada, se não descobrir a causa da assadura, nenhum creme vai resolver: nem preventivo, nem tratamento!

Sempre há algo por trás do problema e se não cortar “o mal pela raiz”, os cremes podem ajudar, mas não vão tratar.

As causas mais comuns são fungos, diarreia e alergia, mas há outros fatores que podem desencadear e só um médico pode avaliar e dizer o que realmente está acontecendo.

app educativo para crianças playkids

#2 Já assou! O que fazer?

assadura de bebê como tratar

Enquanto investiga a causa, ou se já descobriu, e precisa tratar, veja algumas dicas que ajudam muito:

  1. Na assadura, não use lenços umedecidos!

2. Antes de limpar a pele com assadura com água (melhor ainda se estiver iniciando), proteja com óleo, pois ele evita que a pele descame.

Utilize um algodão para aplicar (eu sempre usei o Johnson’s Baby Óleo Corporal Infantil, mas a pediatra das crianças, Dra. Beila Datysgeld Dalmolim, CRM 63312-SP, que já escreveu sobre O uso de homeopatias aqui no Blog, indica qualquer óleo, até o que usamos para cozinhar).

3. Após tirar o excesso com o óleo e ter protegido a pele, lave com água (água corrente é o ideal, pois evita o atrito da pele com o algodão ou tecido).

4.Utilize uma pomada medicamentosa que contenha corticoide (sempre com a indicação do pediatra de sua confiança).

5. Aguarde alguns minutos para a pele absorver e coloque uma pomada para assadura (o ideal é que sejam essas chamadas pomadas de tratamento e que contenham óxido de zinco).

6. Para proteger do atrito da pele com a fralda, finalize passando uma camada espessa de amido de milho, popularmente, conhecido como maisena. Fazer uma pastinha da pomada com o amido para depois aplicar, também é excelente!

Pronto! Aqui em casa, vinte e quatro horas depois, o aspecto da pele muda muito. Agora, LEMBRE-SE: se for algum problema fisiológico (alergia alimentar, por exemplo), pode melhorar, mas não vai curar enquanto não descobrir a causa!

Este post foi útil para você? Deixe seu comentário! Muito importante saber se conseguimos te ajudar!

 

4 Comentários

  1. Nossa ja não sei mais o que fazer meu bb tem 2 meses e ta assado igualzinho a esse bumbum so que um pouquinho mais vermelho já fiz de tudo menos isso tenho medo será q funciona ? Bjs

    • Olá Karoline! Espero que te ajude! Manda e-mail também e vamos trocando figurinhas. Precisa verificar se não tem nenhum outro problema, como alguma alergia alimentar. Tenta e não esquece de me contar se funcionou! Beijinhos!

  2. minha filha tem 1 ano e 3 meses , esta com uma assadura igual a da foto ja troquei de pomada , fiz tanta coisa . vou usar esse metodo , espere que de certo .

    obrigadaa

  3. Olá Joisane! Que dozinha, né? Espero que as dicas te ajudem bastante! Mas, não esqueça de pesquisar alguma causa fisiológica e observar a alimentação dela. Beijo grande e boa sorte!

DEIXE UMA RESPOSTA